FERNANDO PAULO dá uma entrevista exclusiva

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FERNANDO PAULO dá uma entrevista exclusiva

Mensagem  entrev em Sex 18 Jan - 22:33

Fernando Paulo, 45 anos, há 19 anos vereador da Câmara Municipal de Gondomar, tem atualmente as pastas da Educação, Ação Social e Saúde, Cultura e Juventude e Desporto e é o candidato à Câmara Municipal de Gondomar pelo Movimento Independente ''Valentim Loureiro - Gondomar no Coração''.
Valentim Loureiro afirmou já no passado que Fernando Paulo foi uma escolha pessoal e parece cada vez mais natural que o atual presidente seja candidato a Presidente da Assembleia Municipal.
Por outro lado, Fernando Paulo afirma que a sua candidatura decorre apenas da impossibilidade de Valentim Loureiro se voltar a candidatar (de acordo com a nova lei). Propõe-se a apresentar novas propostas em relação ao passado, entre as quais se destacam a apresentação de candidatos próprios às Juntas de Freguesia. O primeiro foi já aqui anunciado: Joaquim Viana, por S. Cosme.


(parte 1)
---------------------
Gondomar Atual - Juntamente com Valentim Loureiro, o Dr. Fernando Paulo é, segundo as palavras de muitos, das figuras mais queridas e que nutre mais simpatias entre as pessoas e instituições de Gondomar. Como sente esse carinho quando anda por Gondomar?
Fernando Paulo - No próximo dia 13 de janeiro faz dezanove anos que iniciei funções de Vereador. Detenho, desde essa data, a responsabilidade pelos Pelouros da Educação, Ação Social, Cultura, Desporto e Juventude. São áreas que exigem um contacto muito próximo com as pessoas, com as famílias e com as instituições, com quem criei laços muito fortes de afeto e de trabalho partilhado. Há um espírito de vivência em comunidade, em que as pessoas se conhecem e partilham as preocupações e os problemas, mas também as alegrias e os projetos. Sempre procurei corresponder ás expetativas e sintonizar-me com as pessoas, o que me é retribuído com carinho, simpatia e cordialidade. Eu sempre respeitei as pessoas e sinto que as pessoas também me respeitam.
Desde que se soube, devido à Lei de limitação de mandatos, que o Maj. Valentim Loureiro, não poderá candidatar-se a um novo mandato, as pessoas manifestaram a vontade e o apoio para que eu que lhe sucedesse. Desde que assumi a candidatura, todos os dias recebo manifestações de força e de apoio.

GA – Passaram 19 anos desde que Valentim Loureiro tomou posse pela primeira vez na câmara gondomarense. Entre as várias forças (do poder e da oposição) parece haver um consenso de que o concelho está melhor. Considera que está tão melhor como poderia ou deveria estar?
FP - O balanço destes 19 anos é muito positivo. Basta ver a obra feita, os programas implementados e, até, o facto de Gondomar ser um Concelho pioneiro e que serve de exemplo, em muitas áreas de intervenção, especificamente nas áreas sociais e da educação. A atenção às crianças e aos jovens – os homens e as mulheres de amanhã - tem sido uma permanente preocupação nossa. As condições e os apoios no Ensino Básico, melhoraram muito. Foi a construção de muitos Jardins de Infância e Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e de Centros Escolares; foi a remodelação de muitas Escolas que precisavam de obras; foram as atividades de enriquecimento curricular: inglês, educação física e desporto, música, informática, entre outras; foram as visitas de estudo, com destaque para o Programa “Gondomar Sabe Voar”; foi o serviço de alimentação!

A nossa preocupação e os apoios aos mais pobres, carenciados e desprotegidos, é, hoje, bem reconhecido pelos Gondomarenses. Os Programas de apoio são permanentes. Os nossos Serviços estão, sempre, disponíveis para arranjar soluções.

Também as nossas empresas, especialmente as micro, médias e pequenas – PME - são uma preocupação nossa.

Construímos inúmeros equipamentos nos últimos anos, para resolver os problemas das pessoas e lhes permitir uma melhor qualidade de vida – Habitação Social, Piscinas e Pavilhões, Casas da Juventude, Biblioteca, Espaços para os Jovens, Multiusos Gondomar, entre outros. Investimos, igualmente, nas estradas, nas ruas, nos passeios, na limpeza e no ajardinamento, para que Gondomar tenha cada vez mais e melhor ambiente.

A melhoria da qualidade de vida das pessoas e das famílias passou, igualmente, pelo apoio às Associações Culturais, Recreativas, Desportivas, Sociais e Humanitárias, pela salvaguarda e divulgação do nosso património, como a Ourivesaria, a Filigrana, a Gastronomia e as tradições, sem esquecer as pessoas do Clube “Idade Mais”, os deficientes, as famílias e as Instituições.

GA – Quais são as áreas de desenvolvimento estratégico que a governação atual mais descurou?
FP - Todos reconhecerão que o Maj. Valentim Loureiro e os seus executivos sempre deram o máximo e trabalharam com determinação, garra e muita vontade em resolver os problemas das pessoas, das famílias e das instituições. Considero exemplar o trabalho em várias áreas, tais como na educação, na ação social, na habitação social, nas acessibilidades, na cultura e desporto e no ambiente. Os Gondomarenses sabem que a Câmara sempre esteve preocupada com todos e que tudo procuramos fazer para ajudar a resolver os seus problemas. Mas não está tudo feito. Em tempo oportuno, apresentaremos o nosso Programa Eleitoral, com novas ideias, novos projectos e uma nova ambição para a próxima década.

GA – Nos últimos anos têm sido frequentes as queixas e denúncias de asfixia do ambiente democrático. Como vê essas denúncias?
FP - Sem fundamento. O Presidente da Câmara e a maioria sempre respeitaram a oposição e deram condições para que exerça a sua ação, na Câmara e na Assembleia Municipal, através da disponibilização de instalações, de recursos e de informação. Refira-se, a título de exemplo e prova da respeitabilidade e da sã convivência democrática, que no final do mandato anterior, o Senhor Presidente da Câmara homenageou, publicamente, os Vereadores do PS e do PSD “como reconhecimento pela sua correta e empenhada participação na gestão da Câmara, no Mandato 2005-2009”. No plano do relacionamento com as associações, a Câmara tem Programas de Apoio ao Associativismo, que estabelecem regras claras, objetivas e transparentes na concessão de apoios, o que retira qualquer margem para favorecimentos. Mas o Protocolo de transferência de competências para as Juntas de Freguesia, também é um bom exemplo, pois a Câmara sempre celebrou Protocolos com todas as Juntas, independentemente da sua força partidária.


GA – Um dos argumentos da oposição é que Valentim Loureiro governa sempre em busca da popularidade e utiliza formas de governo populistas. Usam como exemplo as inaugurações excessivas, os jantares e viagens em alturas de campanhas eleitorais e tudo com recurso ao financiamento do Estado. Concorda? Pretende fazer campanha de forma diferente à do seu antecessor? Por exemplo, Tony Carreira ou outro cantor de prestígio nacional voltará a visitar Gondomar no quadro das comemorações de Nª Srª do Rosário, em Setembro ou Outubro de 2013?
FP - Se considerarmos que resolver o problema das pessoas, das famílias e das instituições, num trabalho articulado e em rede, é ser populista… se inaugurar obra feita, e devidamente aprovada no Plano de Atividades e Orçamento da Câmara, é ser populista… se criar e dar continuidade aos vários programas e projetos é ser populista…. eu não sei o que é ser populista! Como é óbvio não podemos paralisar a atividade da Câmara nos anos de eleições. Alguns só apareçam nesta altura; o nosso trabalho é permanente.
As Festas do Concelho são organizadas por uma Comissão, composta pela Câmara e pela Confraria de S. Cosme, S. Damião e Nossa Senhora do Rosário. Ao longo dos últimos 19 anos passaram pelas Festas os principais Artistas e Grupos Portugueses. O Programa das Festas de 2013 será definido pela mesma Comissão e aprovado em Reunião de Câmara, como é habitual.

entrev
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

OUTRO CORRUPTO COMO O MAJOR BATATA?

Mensagem  usuário em Dom 24 Mar - 2:56

Este é o herdeiro do Major Batata?

usuário
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum