Tribunal absolveu 10 arguidos no caso do Gangue de Valbom

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tribunal absolveu 10 arguidos no caso do Gangue de Valbom

Mensagem  Admin em Dom 20 Jan - 22:07

O Tribunal de São João Novo, no Porto, absolveu esta sexta-feira 10 dos 11 arguidos envolvidos no caso do chamado -Gangue de Valbom, relativo a assaltos a ourives e à tentativa de homicídio a um agente da Polícia Judiciária.

O único condenado teve uma pena de 15 meses de cadeia por condução ilegal e resistência e coação sobre funcionário.

Quanto aos restantes, o tribunal considerou não haver prova suficiente para condenação, para além de alguns dos arguidos já terem sido julgados e condenados pelos factos constantes da acusação.

A maior dificuldade da acusação neste processo esteve na associação dos arguidos aos crimes que lhe estavam imputados, uma vez que agiram encapuzados.

O agente da PJ, vítima de uma tentativa de homicídio, disse reconhecer o agressor pela sua forma de andar, mas o tribunal não considerou tal como sendo suficiente para o condenar.

Julgado em 2010 por vários crimes, o Gangue de Valbom respondia agora por outros actos violentos, incluindo a tentativa homicídio do inspector Carlos Castro, na Maia, em Abril de 2008, altura em que lhe roubaram o veículo pessoal pelo método de carjacking.

Tentativa de carjacking
Um encapuzado atingiu Carlos Castro a tiro de shotgun, a 16 de Abril de 2008, quando o inspector chegava a casa, na viatura pessoal, com os seus 2 filhos menores. Ficou ferido no rosto, no pescoço e numa mão, sendo submetido já a diversas cirurgias estéticas

O homicídio tentado do inspector integrava a acusação do processo original do Gangue de Valbom, dele tendo sido retirado num despacho saneador da 4.ª Vara Criminal, já em 2010.

Além do homicídio tentado, o processo agora em julgamento, com um total de 11 arguidos (um 12.º morreu entretanto), reportou-se a diversos episódios violentos ocorridos em 2008, nomeadamente assaltos a ourives.

O Gangue de Valbom tem o nome associado a uma localidade do concelho de Gondomar e foi desarticulado na “Operação Charlie”, realizada por 150 elementos da PJ, em Setembro de 2008.

Admin
Admin

Mensagens : 32
Data de inscrição : 17/01/2013

Ver perfil do usuário http://gondomar.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum