Gondomar Dívida chega aos 115 milhões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gondomar Dívida chega aos 115 milhões

Mensagem  Abreu em Dom 10 Fev - 23:13

Se os cidadãos de Gondomar tivessem de pagar a dívida total da sua autarquia, caberia a cada um desembolsar 680 euros. Isto para fazer face a uma dívida de cerca de 115 milhões que a Câmara Municipal tinha no final de 2012, sendo que metade deste valor tem origem numa dívida de mais de 20 anos à EDP.
Apesar do valor elevado do passivo, o executivo liderado por Valentim Loureiro decidiu manter e reduzir alguns dos principais impostos e taxas municipais, como a taxa do IMI, que em 2012 estava nos 5% e este ano passou para 4%. Aliás, a dívida é alta, mas, ainda assim, menor do que em 2011 - menos 10 milhões em 2012. Segundo o presidente da câmara, isso deve-se a uma "adequada gestão da vida municipal" e uma "gestão rigorosa e precisa dos fundos e dos pagamentos feitos pela autarquia". Apesar da redução da dívida, a captação de receita tem diminuído, em especial aquela que advém dos impostos municipais, como é o caso da receita do IMT, que passou de cerca de 3,5 milhões de euros em 2011, para cerca de 2,5 milhões de euros em 2012.

Para reduzir o passivo, a autarquia tem apostado em diminuir as despesas e num pagamento rápido dos poucos serviços aos fornecedores. Para Valentim Loureiro, "o pagamento atempado aos fornecedores da autarquia é essencial na manutenção do controlo financeiro autárquico". A importância dada ao pagamento atempado reflete-se no ranking das autarquias que mais rápido efetuam os seus pagamentos aos fornecedores, onde o município de Gondomar aparece nos primeiros lugares da lista.


in"cm"
avatar
Abreu

Mensagens : 51
Data de inscrição : 21/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum