Limpeza passa de 137.000€ a 470.000€/ano.

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Limpeza passa de 137.000€ a 470.000€/ano.

Mensagem  Abreu em Sex 1 Mar - 20:51

Junta deixa de ser responsável pela limpeza

Informam-se todos os cidadãos que a partir de hoje, dia 1 de março, iniciou-se o contrato de prestação de serviços entre a Câmara Municipal de Gondomar e uma empresa privada para a prestação de serviços de recolha de resíduos e de limpeza urbana. A limpeza urbana era uma competência delegada nas Juntas de Freguesia há cerca de 20 anos, para a qual a Câmara transferia anualmente para a Junta de Rio Tinto cerca de 137.000€/ano (valores atuais). A concessão da limpeza foi adjudicada em vários lotes, de acordo com as Freguesias do Concelho, sendo que pelo lote correspondente à Freguesia de Rio Tinto, a Câmara pagará à empresa, pelo mesmo serviço, aproximadamente 470.000€/ano. Assim, a partir de hoje tarefas como a limpeza de bermas e valetas, varredura de arruamentos ou recolha de papeleiras, passam a ser da responsabilidade da empresa concessionária. O serviço de recolha de resíduos urbanos (contentores, ecopontos, etc) deixará de ser efetuado pela Divisão de Ambiente da Câmara e passará a ser efetuado pela empresa. Por forma a não prejudicar os orçamentos, a Câmara Municipal negociou com as Juntas de Freguesia que estas voltem a ter competências nas pequenas reparações de passeios e pavimentos na via pública (que deixaram de ser responsabilidade da Junta desde janeiro de 2010, voltando agora como competência delegada). A Junta de Freguesia de Rio Tinto iniciará, a partir da próxima semana, a execução desses trabalhos em várias artérias da Freguesia.

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Abreu

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